terça-feira, 30 de julho de 2013

Siriguela


Tabela de valor nutricional da Ciriguela/Siriguela


Curiosidades:ciriguela também conhecida como siriguela e cirigüela, arvore que  pode atingir até 8 metros de altura, copa baixa, rastejante. Troncos retorcidos.Folhas compostas, lisas de coloração verde intenso.Flores pequenas, brancas.O fruto “ciruguela” tipo drupa (tipo de fruto carnoso, com apenas uma semente), ovoïde alongado, cor vermelho-esverdeada ou amarelada, do tamanho de um limão. Esses frutos possuem uma película fina, verde, amarela ou vermelha. Polpa espessa, amarela, aromática, envolvendo uma semente. Gosto mais ou menos do cajá, pouco ácida e muito doce. Fructificação durante todo o ano, principalmente no Nordeste brasileiro.


Quantidade100 gramas
Água (%)78,7
Calorias (Kcal)76
Proteína (g)1,4
Carboidratos(g)18,9
Fibra Alimentar (g)3,9
Colesterol (mg)n/a
Lipídios (g)0,4
Ácido Graxo Saturado (g)0,2
Ácido Graxo Mono insaturado (g)traços
Ácido Graxo Poli insaturado (g)0,1
Cálcio (mg)27
Fósforo (mg)49
Ferro (mg)0,4
Potássio (mg)248
Sódio (mg)2
Vitamina B1 (mg)0,14
Vitamina b2 (mg)traços
Vitamina B6 (mg)traços
Vitamina B3 (mg)traços
Vitamina C (mg)27,0


A ciriguela encontra-se no sul do México, na América Central, nas Antilhas e no Brasil (cerrado e caatinga), do nível de mar até os 1 200 metros de altitude. Ocorrem exemplares dessa árvore em cidades dos estados brasileiros do Piauí, do Maranhão, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais,da Bahia, de São Paulo e do Espírito Santo, sendo utilizada no paisagismo. Há diversos exemplares da fruta vermelha em chácaras do Distrito Federal brasileiro. A região sul do estado doCeará é, hoje, o maior produtor de ciriguela do Brasil.

Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.
A seriguela dificilmente se propaga por sementes, sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento e de sete a doze centímetros de diâmetro. A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino brasileiro compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário