quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pitomba



pitomba (ou o pitombo1 ) é o fruto da pitombeira (Talisia esculenta), árvore presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro, que chega a ter até doze metros de altura. Seus frutos, drupas, são comestíveis, saborosos e muito consumidos tanto pelo homem como pela fauna. A pitomba possui em geral um a dois caroços revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando madura, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros.
Estes frutos são comercializados nas feiras das regiões Norte e Nordeste no Brasil, sendo muito procurados por pássaros e amplamente cultivados em pomares domésticos por todo o país.

Outras denominações

  • Olho-de-boi
  • Pitomba-da-mata
  • Pitomba-de-macaco


pitombaEugenia Iuschnathiana, pertence à família Myrtaceae e é encontrada desde a região Amazônica até a Mata Atlântica. É também conhecida como olho-de-boi e caruiri e é muito cultivada nos estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco.
O fruto da pitombeira tem seu nome originado do tupi e quer dizer “sopapo”. A pitombeira frutifica nos meses de janeiro a abril, e pertence à mesma família das jabuticabas.
A polpa da pitomba fica protegida por uma casca dura e quebradiça de cor marrom. Sua polpa é esbranquiçada, bem suculenta, levemente ácida e doce, de sabor bem agradável. Essa fruta pode ser consumida in natura ou na forma de licores, não sendo muito empregada na culinária.
A árvore da pitombeira atinge até 12 metros de altura e pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas, pois serve de alimentação para inúmeras espécies de aves. Pode ser empregada também na arborização de parques e praças.
A pitomba é muito rica em vitamina C, e suas folhas, por serem ricas em tanino, são utilizadas para impedir que o couro, ao ser curtido, apodreça. Em estudos recentes, uma proteína retirada da pitomba promete eficácia contra fungos e carunchos em plantações de cana-de-açúcar e café, e também em grãos de feijão e soja que ficam estocados. Segundo a medicina caseira, o caroço adstringente da pitomba é eficaz no tratamento de diarreias graves.



[editar]

    Kiwi



    Kiwi
    Fruto de Actinidia deliciosa, conhecido por kiwi
    Fruto de Actinidia deliciosa, conhecido por kiwi
    Classificação científica
    Reino: Plantae
    Divisão: Magnoliophyta
    Classe: Magnoliopsida
    Ordem: Ericales
    Família: Actinidiaceae
    Género: Actinidia
    Espécie: A. deliciosa
    Nome binomial
    Actinidea deliciosa
    Liang & Ferguson, 1984


    Em estudos feitos pela FDA (Food and Druy Administration-US), orgão que controla os medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, o kiwi foi comprovado como uma excelente fonte de vitamina C e uma boa fonte de vitamina E, potássio e fibras dietéticas.
    Possui pouca gordura e nenhum colesterol. Possui capacidade antioxidante, efeitos anticancerígenos, efeitos anti-inflamatórios e leves efeitos laxativos.
    Um kiwi médio tem 138mg de vitamina C e considerável quantidade de vitamina E, que junto com vitamina C pode reduzir o risco de câncer, de doenças artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico.
    Possui também três nutrientes essenciais para o organismo: fosfato, magnésio e cobre. Possui quantidades menores de outros nutrientes como vitamina B6, niacina, vitamina A –que reproduz as células, agindo no combate às rugas da pele, riboflavina, cálcio, zinco, ferro e ácido pantotênico, fósforo e os aminoácidos glutamato e arginina.
    As categorias principais de fitoquímicos encontrados no kiwi incluem B-caroteno, compostos fenólicos e flavanóides, entre outros, que possuem capacidade antioxidante. É uma das poucas frutas de coloração verde quando madura, sendo a clorofila responsável pela cor verde.
    A clorofilina, derivada da clorofila, é um potente inibidor da Aflotoxina B1, substância cancerígena.
    Entre os elementos minerais é rico em cálcio, magnésio, ferro e especialmente potássio-contribui para equilibrar a tensão arterial-, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Quantidades razoáveis de fibras solúveis, auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

    Composição química:
    A composição de 100g. de polpa de fruto é:
    proteína (1g.), carboidratos (15g.), fibra (1g.), Vit. A (17g.), Vit. C (80-300mg.), ferro (0,4g.), cálcio (26g.), sódio (5,2g.), magnésio (30g.), potássio (280-340g.) e fósforo (20-40g.).

    Vitaminas:
    Rico em vitamina C.

    Tabela Nutricional:


    Kiwi
    Quantidade
    1 kiwi
    Água (%)
    83
    Calorias
    45
    Proteína (g)
    1
    Gordura (g)
    Traços
    Ácido Graxo Saturado (g)
    Traços
    Ácido Graxo Monoinsaturado (g)
    0,1
    Ácido Graxo Poliinsaturado (g)
    0,1
    Colesterol (mg)
    0
    Carboidrato (g)
    11
    Cálcio (mg)
    20
    Fósforo (mg)
    30
    Ferro (mg)
    0,3
    Potássio (mg)
    252
    Sódio (mg)
    4
    Vitamina A (UI)
    130
    Vitamina A (Retinol Equivalente)
    13
    Tiamina (mg)
    0,02
    Riboflavina (mg)
    0,04
    Niacina (mg)
    0,4
    Ácido Ascórbico (mg)
    74

    Melão


    Melon casaba.jpg
    Cucumis melo
    L.




    COMPOSIÇÃO QUÍMICA : Calorias,água,hidratos de carbono,proteínas,gorduras,sais,  potássio,sódio, cálcio,fósforo, ferro.
    USO MEDICINAL : O melão maduro é tido como calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante, emoliente. Recomenda-se contra a gota, o reumatismo, o artritismo, a obesidade, a colite, a atonia intestinal, a prisão de ventre, as afecções renais, a litíase renal, a nefrite, a cistite, a leucorréia, a uretrite, a blenorragia.
    O suco de melão é indicado no tratamento da febre tifóide e útil contra as mucosidades da garganta, do esôfago e do estômago, e contra a acidose.
    As curas de melão são muitos indicadas contra a cirrose hepática, a hepatite, a icterícia, os cálculos biliares, a insuficiência hepática, e outras afecções do fígado.
    Recomenda-se o melão as senhoras que sofrem do útero e dos ovários, se afirma que essa fruta elimina pólipos, coágulos de sangue, inflamações, irritações. úlceras e o sangue tóxico que circula pelo útero. O melão produz um efeito dissolvente e oxidante sobre o sangue que se acumula nos ovários e tende a  cicatrizar os vasos sanguíneos duma forma natural, portanto convém  as que sofrem de menstruações difíceis, como também na idade da menopausa, pois regenera o sangue e normaliza o fluxo sanguíneo.
    As sementes do melão são tenífugas, como as da abóbora. Para expulsar a tênia. mastiga-se muito bem certa porção de sementes, pela manhã, em jejum, e , uma hora depois, toma-se um purgante.
    Trituradas e preparadas em forma de orchatas, as sementes tem indicação nas inflamações do estômago, do fígado e do baço. nas disenterias, nos estados febris, nas inflamações das vias urinárias e na falta de apetite.
    Contra as hemorróidas internas, é útil a introdução, no reto, de pedaços de melão cortados em forma cilíndrica.

    Vitaminas:
     A,B1,B2,B5,C,
     
    Tabela Nutricional:


    Melão
    Quantidade 100 gramas
    Água (%) 90
    Calorias 35,58
    Proteína (g) 0,75
    Gordura (g) 0,37
    Ácido Graxo Saturado (g) 0,04
    Ácido Graxo Monoinsaturado (g) 0,04
    Ácido Graxo Poliinsaturado (g) 0,11
    Colesterol (mg) 0
    Carboidrato (g) 8,24
    Cálcio (mg) 10,86
    Fósforo (mg) 16,85
    Ferro (mg) 0,22
    Potássio (mg) 308,99
    Sódio (mg) 8,99
    Vitamina A (UI) 3224,72
    Vitamina A (Retinol Equivalente) 322,47
    Tiamina (mg) 0,04
    Riboflavina (mg) 0,02
    Niacina (mg) 0,56
    Ácido Ascórbico (mg) 42,32

    Limão


    Limão


    O  limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações. No entanto, tendemos a repudiá-lo, quando pensamos no seu gosto azedo, e a minimizar as suas virtudes, tanto na manutenção e recuperação da saúde, quanto ao seu valor nutricional e possibilidades múltiplas de utilização culinária.
    Esta atitude se instalou pela suposição de que ele é agressivo para o estômago, que pode acidificar o sangue, descalcificar e enfraquecer o organismo… Ora, nada mais falso e oposto à realidade. Vejamos:
    Propriedades
    Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso do limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Efetivamente, apesar de no estado livre ter como princípio ativo o poderoso ácido cítrico, este, em contacto com o meio celular, no interior do nosso organismo, é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por seu turno, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, etc, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.
    Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico – temível inimigo (tantas vezes letal) de muitos cidadãos quando chegam a uma idade mais “respeitável”.
    Tomado pela manhã, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.
    Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões (ver abaixo), aumenta na urina a excreção de ácido úrico, uréia e ácido fosfórico.
    Seu uso Interno (como também externo) é muito útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo. Nas afecções gastro intestinais, os ácidos do limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases.
    É um amigo do pâncreas e, malgrado certas apreensões quanto a supostas incompatibilidades com o sistema bilioso, revela-se um expurgador e um tonificante do fígado e da vesícula.
    Relativamente ao aparelho genito-urinário, bem como ao sistema cardiovascular, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem, assim, ação que impede e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.
    Gargarejos do seu suco fresco são benéficos para todos os tipos de afecções do trato nasofaríngeo, bem como para laringites e gengivites. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.
    Indicações de uso Interno
    . Asma; Enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperprotéicos)
    . Infecções pulmonares, Tuberculose pulmonar e óssea, Bronquite crônica, Constipações e Gripes
    . Afecções Cardiovasculares, Varizes e Flebites
    . Fragilidade capilar; Dermatites várias, Prurido, Eczema e Despigmentação
    . Hiperviscosidade sanguínea (fluidificante sanguíneo)
    . Doenças infecciosas (coadjuvante no tratamento de mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc.)
    . Paludismo e Piorréia alvéolo dental
    . Febres (infusão de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo juntar-se o suco)
    . Gastrites, Dispepsias e Aerofagias (também se podem mastigar finas lascas da casca do citrino)
    . Úlceras de estômago e do duodeno, Esofagite de refluxo
    . Insuficiência hepática e pancreática; Icterícia e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso)
    . Desinteria, Diarréias, Febre tifóide e Hemorróidas
    . Colites, Meteorismo e Parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar)
    . Fortalecedor da visão, Glaucoma e Hipertensão ocular
    . Hemorragias, Hemofilia e Escorbuto
    . Astenia, Anemias e Desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica)
    . Amamentação, Obesidade e Disfunções metabólicas (reequilibrante)
    . Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão)
    . Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro são também muito benéficas)
    . Diabetes, Leucemia (preventivo), Cancro (preventivo), Enfarte (preventivo) e Tromboses; embolias (preventivo)
    . Escleroses, Arteriosclerose, Doenças reumáticas e Artrites
    . Descalcificações, Linfatismo e Ascites
    . Retenções urinárias e Litíase urinária e biliar
    . Prevenção de epidemias, Antitóxico; Antivenenos
    Indicações de uso Externo
    . Conjuntivites; Fortalecedor da visão (gota do suco utilizada como colírio) e Tonificante ocular (banhando os olhos, de manhã, ao levantar, com água acidulada por algumas gotas de limão)
    . Cefaléias (neste caso, colocar compressas embebidas em sumo na fronte e nas têmporas)
    . Febre do feno, Sinusites e Anginas
    . Hemorragias nasais (epistaxis) e Otites
    . Estomatites, Glossites, Aftas e Sifílides bucais
    . Blefarites, Terçóis e Herpes
    . Dermatoses (erupções, furúnculos, etc), Feridas infectadas e Picadas de insetos
    . Verrugas, Seborréia facial, Tônico e adstringente facial
    . Unhas quebradiças e Pés sensíveis (friccionar com sumo ou polpa)
    . Queda do cabelo (fazer lavagens e fricções do couro cabeludo com o sumo puro)
    . Tonificante corporal (juntando suco de limões espremidos à água do banho)
    Composição
    Entre os frutos conhecidos e disponíveis, é o que apresenta o mais elevado índice de radioatividade natural e benéfica (85%), sendo seguido pela uva moscatel ácida e pelo ananás (74%).
    Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades. Todas são portadoras de uma enorme capacidade vitamínica e de dinamismo no nosso metabolismo interno.
    - Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (caroteno), que se encontra principalmente na casca e, vitamina A na polpa fresca e sumo.
    - É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg/100gr de fruto), que joga um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, beneficiando, concomitantemente, o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.
    - Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.
    - Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.
    - Encontram-se apreciáveis percentagens de ácidos cítricos e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.
    - É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.
    - Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.
    Tratamento Intensivo com o suco do Limão
    Enumeramos, acima, muitos dos casos que se beneficiam com o uso regular do limão. No entanto, uma utilização intensiva é especialmente indicada nos reumatismos e doenças afins, na asma, enfisemas, doenças agudas, e afecções do sistema digestivo.
    Começa-se o tratamento pela ingestão do suco de 1 limão puro sem adoçar. Vai-se aumentando a dose ao longo de 10 dias consecutivos, até chegar ao suco de 10 limões, distribuídos ao longo do dia, antes das refeições (10 a 20 minutos).
    A partir do 10º dia decrescem as doses em equivalente proporção até chegar ao 19º dia, altura em que, tal como inicialmente, se deverá tomar o suco de apenas 1 limão.
    Importante:
    1) Convém, em seguida a cada toma, bochechar bem a boca com água pura, pois a acidez do limão pode atacar o esmalte dos dentes. Mas uma dica fantástica é ingerir o suco com CANUDINHO. Ele vai evitar o contato com os dentes e também o sabor acentuado que permaneceria na boca por uns bons minutos.
    2) Convém lavar as mãos com bastante água corrente imediatamente após seu manuseio com o limão, principalmente se você irá ter contato com o sol. Caso contrário você poderá ter manchas na pele.
    3) Observar que este regime não é radical, sendo adaptável de acordo com as naturezas individuais e as circunstâncias específicas. Pode, com vantagem, observar-se no início da Primavera, do Outono ou do Inverno.
    Estas recomendações não eliminam a consulta médica.
    É importante lembrar que este é um tratamento alternativo, e não substitui um tratamento alopático e as recomendações médicas. Também não garante a cura (nem os alopáticos garantem), mas uma possibilidade de ajuda para o organismo, ao oferecer-lhe um espaço de purificação. O suco fresco do limão é um alimento altamente purificador e desintoxicante.
    Um cuidado importante:
    Ao manusear o limão ou qualquer fruta cítrica, deve-se lavar muito bem as mãos e o local onde foi realizado o uso externo, antes de se expor ao sol. Caso contrário irão se formar manchas escuras na pele.
    De qualquer forma, mesmo com a pele muito bem lavada, evitar tomar sol diretamente. Não esquecer nunca de usar o seu filtro solar.
    Dicas de uso interno – USAR CANUDINHO
    - Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, folhas de hortelã (ou outra erva aromática) e umas 6 uvas passa.
    - Bater o suco fresco dos limões com água geladinha, suco de 1 laranja e 1 colher de sobremesa de germe de trigo (ou farelo de aveia).
    Dicas de uso externo
    LOÇÃO REFRESCANTE
    Suco (coado) de meio limão + 1 xícara de chá de água filtrada ou mineral
    Esprema o limão, coe e adicione a água. Aplique no rosto com o auxílio de uma bolinha de algodão, evitando passá-la na área próxima aos olhos, para não ressecá-la.
    Se o limão causar irritação à pele, aumente a quantidade de água para 2 xícaras.
    MÁSCARAS PARA PELES MISTAS
    1 clara de ovo + suco coado de meio limão
    Bata a clara em neve e acrescente o suco do limão. Aplique nas áreas oleosas do rosto.
    Ao mesmo tempo prepare: 1 colher de chá de gelatina incolor + ½ xícara de chá de água
    Aqueça a água e dissolva a gelatina. Quando começar a endurecer, coloque com a ponta dos dedos nas áreas onde a pele estiver seca. Permaneça em repouso durante 30 minutos. Lave o rosto com água morna e depois borrife-o com água fria.
    A mistura de clara de ovo com suco de limão aqui usada como máscara facial é indicada também para combater rugas.
    CREME PARA ROSTO E MÃOS
    1 limão + 2 xícaras de chá de água
    Corte o limão ao meio. Cubra-o com a água e leve ao fogo brando em uma vasilha refratária ou de ágata. Quando o limão estiver macio, retire-o do fogo e bata com água fresca no liqüidificador.
    Coloque em potes e guarde no refrigerador. Use nas mãos para amaciar e branquear, especialmente após ter lidado com sabões e detergentes ou depois de ter descascado legumes que mancham a pele. Para aplicar no rosto é aconselhável diluir em água na proporção de 1 colher (café) para ½ xícara de água morna.
    CABELOS OLEOSOS
    Bata no liqüidificador 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ copo de leite desnatado.
    Passe essa mistura nos cabelos limpos. Massageie com a ponta dos dedos e enxágüe.
    Dilua um punhado de sal grosso em 1 copo de água fria e passe nos cabelos molhados, friccionando o couro cabeludo com os dedos. Enxágüe.
    SPRAY PARA CABELOS GORDUROSOS
    Cozinhe 1 limão cortado ao meio em 2 xícaras de chá de água, numa vasilha refratária, até que ele fique bem macio.
    Coe através de uma gaze. Adicione 1 gota de óleo essencial de lavanda. Guarde em uma embalagem de spray.
    A vantagem no uso deste spray é que os cabelos adquirem maior volume sem, os riscos normalmente causados pelos aerossóis, que quase sempre contêm produtos químicos agressivos. O óleo de lavanda pode ser trocado pelo óleo essencial de limão.

    Valor Nutritivo de 100 gramas de
    Limas e Limões
     Macro Componentes
      Água
    g
    88      
      Energia
    kcal
    30      
      Energia
    kj
    126      
      Proteína
    g
    0      
      Lipídeos (total)
    g
    0      
      Carboidratos por diferença
    g
    10      
      Fibra dietética (total)
    g
    2      
      Cinzas
    g
    0      
     Minerais
      Cálcio, Ca
    mg
    33      
      Ferro, Fe
    mg
    0      
      Magnésio, Mg
    mg
    6      
      Fósforo, P
    mg
    18      
      Potássio, K
    mg
    102      
      Sódio, Na
    mg
    2      
      Zinco, Zn
    mg
    0      
      Cobre, Cu
    mg
    0      
      Manganês, Mn
    mg
    0      
      Selênio, Se
    mcg
    0      
     Vitaminas
      Vitamina C, Ácido Ascórbico 
    mg
    29      
      Tiamina (B-1)
    mg
    0      
      Riboflavina (B-2)
    mg
    0      
      Niacina
    mg
    0      
      Ácido Pantotênico (B-5)
    mg
    0      
      Vitamina B-6
    mg
    0      
      Folato (B-9)
    mcg
    8      
      Vitamina (B-12)
    mcg
    0      
      Vitamina A, IU
    IU
    10      
      Vitamina A, RE
    mcg_RE
    1      
      Vitamina E
    mg_ATE
    0      

    Pitaya

    Pitaya



    Pitaia (pitaya em PE), ou, ainda, saborosa, é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, sobretudo do géneroHylocereus mas também Selenicereus, nativas de regiões da América do Sul e também cultivadas em Israel e na China . O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com pequenas flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Noite ou Dama da Lua.

    Pode ser cultivada de 30 até 700 metros acima do nível do mar, desde que as temperaturas sejam em média de 14 a 32°C, com chuvas de 500 a 3.600 mm/ano, mas se adapta também a climas mais secos.

    Curiosidades :

    • As pitaias de casca vermelha, particularmente, são grande fonte de Vitamina A.
    • Pitaias são ricas em fibras e minerais, principalmente zinco e ferro. as vermelhas são ricas em ferro, as amarelas em zinco.
    • As sementes são pobres em gordura poliinsaturada, e as vermelhas em particular não possuem gordura saturada. 1
    • Pitaias também possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres.
    • Em Taiwan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arroz como fonte de fibras.
    • A pitaia supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea. Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.

    A pitaia tem sido relatada como uma ótima fonte de betacaroteno (1,4ug/100g), licopeno(3,4ug/100g) e vitamina E(0,26 ug/100g).
    A semente desta fruta contém 50% de ácidos graxos essenciais, ou seja, 48% de ácido linoléico(ômega-6)  e 1,5% de ácido linolênico(ômega 3).

    Os oligossacarídeos (carboidratos solúveis, não digeríveis) presentes na pitaia mostraram propriedades funcionais, ao lado de seu efeito prebiótico, como a redução da ingestão calórica e a redução da insulina no sangue (insulinemia) em comparação aos carboidratos de fácil digestão. Os oligossacarídeos não são digeridos ou absorvidos pelo estômago. No entanto, após passarem pelo estômago e pelo intestino delgado, entram num processo de fermentação que estimula o crescimento de Bifidobacterium spp. e Lactobacillus spp., organismos benéficos à saúde do cólon.


    Composição Nutricional


    Pitaia Vermelha Polpa Branca
    Acido ascórbico25.0mg
    Cálcio6.0mg
    Calorias360.0
    Carboidratos9.2g
    Proteínas0.15g
    Fibra0.3g
    Fósforo19.0mg
    Gorduras0.1g
    Ferro0.4mg
    Niacina0.2mg


    Abacate



    O abacate pode ser consumido ao natural com uma colher, em forma de creme ou até mesmo batido no liquidificador como uma deliciosa vitamina, esta é uma das frutas mais apreciadas pelos brasileiros.

    Em outros pontos do mundo ele é consumido junto a saladas,verduras e legumes, enfim o abacate é muito apreciado em várias partes do planeta e é um alimento versátil com alto valor nutritivo, mas deve ser usado com moderação.

    Cento e dez gramas de abacate contêm cerca de 200 calorias e possui mais gordura que outras frutas, a gordura do abacate é monoinsaturada e não aumenta o nível de colesterol no sangue, diferente das palmeiras e outras plantas tropicais que possuem óleo saturado.

    O abacate pode ser servido como parte de uma refeição ou como lanche e contribui com alguns nutrientes importantes, metade de um abacate médio fornece 500 mg de potássio e mais de um terço da ingestão dietética recomendada de folato, também fornece 10% do ferro recomendado, magnésio e vitaminas A, C, E e B6.

    Este é um alimento que deve ser servido sempre cru porque quando cozido torna-se amargo, porém pode-se acrescentá-lo a pratos quentes, em fatias sobre um peito de frango grelhado é uma boa opção.

    Benefícios:
    -Rico em folato, vitamina A e potássio.
    -Possui ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6.

    Inconvenientes:
    -Pode causar dermatite em pessoas sensíveis a bromelina, enzima encontrada em seu suco.

    Curiosidades do abacate:
    -Só começam a amadurecer depois de colhidos e a fruta pode ser deixada na árvore por seis meses depois de desenvolvida e depois de colhida amadurece em poucos dias.
    -Nativo da América Central sendo o México o maior produtor, um prato típico da região é o Guaca Mole, abacate amassado e temperado.
    -O abacate tem mais proteínas que qualquer outra fruta cerca de 2 g para cada porção de 110 g.

    Classificação científica
    ReinoPlantae
    FiloMagnoliophyta
    OrdemLaurales
    FamíliaLauraceae
    GêneroPersea
    EspéciePersea americana

    Calorias 204,00, 
     Água 71,70 g
    Hidratos de Carbono 5,63 g
     Proteínas 2,15 g
    Gorduras 19,30 g
    Sais 1,20 g
     Vitamina A 300 U.I.
    Vitamina B¹ 70 mcg
    Vitamina B² 100 mcg
     Niacina 0,800 mg
    Vitamina C 10,2 mg
    Potássio 0 Sódio 0
    Fósforo 46 mg
    Cálcio 30 mg

    Ferro 0 havaianas